sexta-feira, 3 de agosto de 2018

Top 10 (I) - Música Eletrônica Anos 90

Já fazia tempo que eu tinha que fazer um TOP 10 meu das músicas dos anos 90.
Então já que hoje é sexta feira, que tal escutar um pouco o que tocava nas festas e baladas naquela década? Esse é só primeiro "TOP 10" pois são tantas músicas legais que talvez isso tenha umas 10 partes, tanto que muitas delas são tocadas ainda hoje em dia originais ou remixadas.
Para quem tem menos 20 anos, muita dessa música são tocadas até hoje.
Para quem tem mais de 35, é uma boa hora para relembrar o seus "tempos de solteiro"!

1.Whats Love? - 1993 (Haddway)
Nestor Alexander Haddaway por incrivel que pareça é alemão! O cara canta e fala sem sotaque (parecendo mais um cidadão dos EUA) embora tenha descedência latina.
Aliás muitos cantores/cantores da Euromusic são alemães, e não poderia se diferente já que 80% dos ritmos eletrônicos foi inventado nos laboratórios de música e informática da Escola de Frankfurt.
Haddaway teve seu auge do sucesso entre "1993 e 1995" lançado hits dançados até hoje como What´s is love?, Life, Rock My Heart, Missing you e Come Back Whats love? Além de tocar nas rádios em todo mundo, ficou também conhecido por Jim Carrey satirizar a mesma no seu quadro no programa Saturday Night Live



2.Come to My Life - 1997 (Gala)
A Cantora italiana "Gala Rizzatto" já fazia sucesso na itália, mas ainda não tinha alcançado o exito de ter um hit mundial. Com a música "Come to My life" ele conseguiu isso, alcançando as paradas principalmente na Europa e na América Latina.
Contudo a música também chama atenção para o "sotaque" da cantora carregado cantando em inglês. Curiosamente apesar de ser cantora, ela é formada em "artes e danças" o que fazia com que ela coordena-se a maioria das corografias nos seus shows e videoclipes.




3.Rhythm Is A Dancer - 1992 (Snap)
Nos anos 90 ficou muito famoso na música internacional dois ou mais produtores famosos, reunir um grupo de bons cantores e dançarinos para fazer uma "enxurrada de hits".
O Grupo Alemão Snap não foi diferente. A fórmula era a mesma que foi usada pelo C&C Music Factory, Culture Beat e Dr.Alban um rapper e uma execelente cantora.
Snap ficou conhecido pelo sucesso The Power, Strike me UP e a música mais famosa deles que foi Rhythm Is A Dancer que para quem não sabe em 1992 havia uma novela da Rede Globo
chamada "De corpo e alma", a música foi escolhida especialmente para ambientar as apresentações de dançarinos do Clube das Mulheres, um dos núcleos da novela.
E claro a quantidade de "festas e baladas" copiando esse tema da novela usando essa música foi muito comum naquele ano.



4.Gonna Make Sweat - 1991 (C&C Music Factory)
Everybody Dance now! provalvemente você já ouviu essa música em vários filmes e séries como O Todo Poderoso 2, Os Simpsons, Monstros vs Alienigénas e um Maluco no Pedaço.
Dois produtores americanos Robert Clivillés e David B. Cole. fizeram a música, o rap ("Gonna Make You Sweat"), foi interpretado por Freedom Williams e a parte cantada ("Everybody Dance Now") pela artista de música disco/house music Martha Wash, até então mais conhecida como ex-membro do grupo The Weather Girls, responsável pelo sucesso "It's Raining Men".
Embora aqui no Brasil ela tenha sido a "6º mais tocada em 1991 nas rádios", na maioria dos outros países ficou em 1º lugar, incluindo na disputadissíma parada da Billboard.
Até hoje essa música é muita usada entre os grupos que praticam Street Dance.



5.Mr.Vain - 1993 (Culture Beat)
Também um grupo alemão formado por um DJ (Torsten Fenslau),um rapper (Jay Supremo) e uma cantora (Tania Evans) e fizeram vários hits, porém o mais conhecido de todos foi Mr.Vain
A canção alcançou a primeira posição em tabelas musicais em diversos países: Austrália, Áustria, Alemanha, Irlanda, Itália, Holanda, Noruega, Suíça e Reino Unido e passou dez semanas na primeira posição do Canadian RPM Dance chart. No Brasil foi conhecida por estar na novela Sonho Meu.



6.It´s My life - 1991(Dr.Alban)
Se os anos 90 foi marcado pelo trio (ou quarteto) "produtor - rapper - cantora" logo também irá ficar conhecido pelos "DJs" que eram cantores, como no caso do Sueco "Dr.Alban".
A música It´s My Life ficou nas primeiras posições na Europa, América Latina e nos Estados Unidos.
Uma curiosidade: Dr.Alban ganhou muito mais com música quando ela foi usado nos comercias de "Tampax" e num dos sucessos do cinema indiano, o filme "Baazigar" de 1993.



7.Everybody - 1994 (DJ Bobo)
Peter René Cipiriano Baumann mais conhecido por DJ BoBo, é um músico suíço famoso por ter sempre uma de suas músicas nas paradas europeias, por performances dançantes de extrema complexidade e shows em estádios lotados por toda a Europa.
A música Everybody foi um dos sucessos dos anos 90 e que tornou o cantor "queridinho" das adolescentes em vários países do mundo e graças a isso ele se tornou o cantor suiço com a melhor carreira internacional até o momento.




8.We going to Ibiza - 1999 - Vengaboys
Os DJs Danski e Delmundo convocaram quatro dançarinos para formar um grupo: Kim Sasabone (que é brasileira), Denise van Rijswijk, Robin Pors e Roy den Burger para forma o grupo Vengaboys que ficou conhecido com os hits
Sha la la, We Like to Party, Up & Down e essa música que está na nossa lista que foi tocada até a "exaustão" nas rádios e nas baladas e principalmente pelo fato de ter uma "brasileira" no grupo que alavancou as vendas CD no Brasil.




9.All That She Wants - 1993 (Ace of Base)
Ace of Base é uma banda dance e pop da Suécia constituída por Ulf Gunnar Ekberg (Buddha), e os irmãos Jonas Berggren (Joker), Malin Sofia Katarina Berggren (Linn) e Jenny Cecilia Berggren. Muitas vezes são comparados com o ABBA (pois seguem o mesmo padrão de integrantes).
A maioria dos seus sucessos sairam do primeiro disco como Happy Nation, The Sign e All That She Wants que se tornou a música mais conhecida do grupo.
Ficou em primeiro lugar nas maiora dos países da Europa e uma curiosidade aconteceu nos EUA: foi a música que ficou mais tempo em "segundo lugar" na Billboard, nunca tendo alcançada o primeiro lugar.




10.Cinema - 1990 (Ice MC)
Ian Campbell é um rapper britânico que em 1990 lançou uma música que iria ficar em todas as paradas chamada "Cinema".
Essa música chamou atenção por o rapper mencionar vários "atores" famosos como Sylvester Stallone, Bruce Lee, Marlon Brando, Chuck Norris, Greta Garbo, Kim Bassinger entre vários outros e também por ser umas das
primeiras músicas que usou o sampler "uhu (na batida do bumbo)... Yeah (no batida da caixa)" que foi usado a exaustão em várias músicas eletrônicas dos anos 90.
Outros sucessos do rapper como Think About the Way (1993) contaram com uma famosa cantora de música eletrônica dos anos 90: Alexia conhecida por hits como Happy, Uh La La e Me and You.
Esse vídeo não é o original, foi feito por um you tuber. Mas o legal é que ele colocou todos os atores citados na música, coisa que no videoclipe original não tem.






Postado por:
Rafael "O KH" Dantas
Autor do blog de gravação musical Palco KH e Jovem e Adolescente nos anos 90!
Músico e Técnico em T.I
OMB:13850
Contato:
rafael.kh@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção: faça comentários relacionados a postagem!
Tudo que for de origem ideológica, conteúdo ofensivo ou político será automaticamente apagado! Há vários blogs pra você fazer isso, aqui não é um deles.