sábado, 6 de janeiro de 2018

A batalha dos Fliperamas: Sega Vs Capcom de 1987 a 1994

Jogos dos Ano 90 da Capcom

1.After Burner (1987)
Desenvolvedor: Sega
Um dos mais queridos jogos de "avião de combate" dos anos 80 e 90. A gabine do jogo era toda adaptada para fazer os movimentos de um caça e a resposta era
tão rápida que parecia mesmo que você estava num meio de um combate. Não era um jogo para principiantes, até você conseguir pegar as manhas dos controles você já tinha
gastado praticamente toda sua mesada (ou presente) em fichas!



Outras versões (Video Game e computador):
A versão do Sega Genesis/Mega Drive intitulada After Burner II era muito próxima ao do fliperama, já a o do Master System e para computadoraes ficou bem
bizarra pois era horrível de jogar e os gráficos pareciam que o jogo tinha sido feito no Minercraft! A versão que saiu para o Nes era melhor que as duas anteriores citadas.
Detalhe: a versão da "Nintendo" não era hack! É que a Tengen compros os direitos da Sega para lançar o jogo no "nintendinho"!

2.Shadow Dancer(1991)
Desenvolvedor: Sega
Este é o segundo jogo da série Shinobi e trazia agora o "ninja" num novo traje (mais parecendo um samurai que um ninja) e um cachorro como seu companheiro.
O jogo se destacava porque no meio da luta, você podia mandar o cachorro "atacar" seus inimigos e assim era mais fácil de mata-los. Esse jogo nunca passei da quarta fase no fliperama
e nunca vi ninguém passar e só "zerei" ele quando consegui uma cópia para o emulador Mame e usei "truque sujo" para chegar ao final.



Outras versões (Video Game e computador):
A versão do Sega Genesis/Mega Drive Somente saiu versão no Sega Genesis/Mega Drive que ficou muito ruim pois mudaram todo o jogo!
Por exemplo, ao fazer uma magia no fliperama aparecia o "ninja" numa tela falando o nome da magia e no videogame não. O cachorro no videogame também foi mudado.
(se eu não me engano ele não latia) e fora os fundos das fases ficaram parecendo aquelas de "8 bits" sempre estático.


3.Golden Axe (1989)
Desenvolvedor: Sega
Esse foi o jogo que mais usei fichas, depois era o que mais jogava no PC.
Seguindo uma linha de "Conan o Barbáro" a história de 3 guerreiros cada um com uma vingança:  contra o vilão do jogo Death Adder com dragões, magias, gigantes, caveiras e pancadaria e músculos! Foi um dos jogos mais legais de todos os tempos que teve a fórmula bastante copiada. A minha decepção veio por conta das "continuações" nenhuma a altura do primeiro!
Destaque para o final do "jogo" no fliperama, onde todos os personagens saíam do mesmo e perseguiam os jogadores pela cidade.



Outras versões (Video Game e computador):
A versão do Sega Genesis/Mega Drive (que é a mesma dos computadores) tinha 3 fases a mais e não ficou devendo nada ao fliperama. A única diferença era que não havia a introdução do jogo onde havia apenas "a fala" do que aconteceu com "Alex" (o amigo assassinado pelos soldados de Death Adder) e no fliperama já mostrava o amigo sendo morto e a outra é que os personagens não viravam pedra ao morrer. A versão para Master System tinha um dos melhores gráficos produzidos para 8 bits, era bem parecida com a do Mega Drive, só que você só podia escolher o bárbaro. Detalhe para o remake do jogo para PC (que ficou até melhor que o original) com gráficos melhores que pode ser baixado gratuitamente aqui neste link!

4.Alien Storm(1990)
Desenvolvedor: Sega
Usando a mesma engine de Golden Axe, a sega criou esse jogo que se passa num futuro remoto onde a terra é invadida por alienígenas. Aqui temos 3 personagens (um homem, uma mulher e um robô) que lutam com os seres de outro planeta. Aqui vale a pena destacar três: toda as fases terminam no estilo FPS, no final da história ou quando você perde todas suas  vidas vários personagens do jogo lhe darão uma nota no Raking (aparece também Gilius Thunderhead o anão de Golden Axe) e as cenas horror como os alienígenas  comendo pessoas e as pessoas sendo mutadas pelos mesmos.



Outras versões (Video Game e computador):
A versão do Sega Genesis/Mega Drive ficou bem diferente assim como a do Master System, pois ao contrário de Golden Axe, os gráficos ficaram fracos e jogo perdeu toda sua graça como por exemplo o raking dado aos personagens. Para computadores saiu apenas para os de 8 bits (como o ZX Spectrum) e para 16 bits somente para o Amiga, pelo menos essa versões eram iguais a do fliperama.

5.Moonwalker (1988)
Desenvolvedor: Sega
Se o filme de Michael Jackson (que foi baseado o jogo) foi razoável pra muita gente o jogo foi um sucesso tanto no fliperama, quanto para os vídeo games. A versão do fliperama dava pra jogar até com "3 Michaels" simultaneamente além do jogo ter a trilha sonora com suas músicas e os "gritos e falas" do "Rei do Pop", ele podia virar um "robô combatente do mal" e sem contar quando você usava a "magia" fazia todos que estavam na tela dançar que era melhor parte do jogo.



Outras versões (Video Game e computador):
Somente foi lançada para os sistemas da Sega. O  Sega Genesis/Mega Drive era muito divertido como o do fliperama e sua versão foi um pouco estendida (assim como fizeram com o Golden Axe).
A do Master System também ficou muito boa e usava o máximo que o console tirava mas a do Game Gear ficou melhor. Para computadores quem desenvolveu o jogo foi a U.S Gold e nada tinha haver com o feito pela Sega.

6.G-Loc: Air Battle versão R360 (1990)
Talvez no quesito "simulação de vôo" ou melhor "jogos de avião" esse foi o fliperama mais revolucionário e sinceramente foi o fliperama mais legal que já joguei. O jogo não era uma coisa tão inovadora pois apesar dos gráficos 3D eles usaram vários elementos pra tudo (por exemplo o F-14 já conhecido de After Burner é o caça que você pilota e também e o caça dos inimigos) mas isso tudo é perdoavél já que a  máquina era um incrivel simulador de combate que fazia você subir, descer, sentir altas velocidades e combates de verdade! Só você vendo o vídeo abaixo para entender qual qual era a sensação, o negócio era "mega-fodástico"!



Outras versões (Video Game e computador):
Saiu somente para Sega Genesis/Mega Drive e foi o jogo que vinha com o portátil da Sega nos anos 90, o Game Gear.


7.Altered Beast (1988)
Desenvolvedor: Sega
Pra terminar o jogo responsável por começar toda a série de "Beat 'em up de mitologia" de jogos da empresa. Sem dúvida a coisa mais legal desse jogo era ver seu personagem se transformando de um personagem "raquítico", passando por mediano, fortão até virar uma "besta" que eram lobo, dragão, urso, tigre e lobo dourado com toda história baseada na mitologia grega com seus tradicionais inimigos. O único problema do jogo que ele era fácil demais. Era decepcionante após jogar umas 5 vezes você conseguir "zerar" o jogo completamente apenas com uma ficha.



Outras versões (Video Game e computador):
Ele também ganhou uma versão NES que era considerada a pior de todas mas a que saiu para o Master System não ficava muito atrás e as que sairam para computador, embora tivesse os gráficos e os sons superiores aos consoles de 8 bits estavam longe do jogo em fliperama.
O destaque mesmo é a versão do Sega Genesis/Mega Drive  que era uma cópia fiel do fliperama! Também pudera foi a primeira fita que vinha junto com o console e era o chamariz nas vitrines da loja, antes de ser substituída pela do Sonic a partir de 1992.


Jogos dos Ano 90 da Capcom


1. Street Fighter 2 (1992)

Desenvolvedor: Capcom
Não tem como falar da empresa sem seu maior sucesso! Embora o primeiro título da franquia tenha
passado "despercebido" pelo público de 1987 pois era muito ruim de jogar e difícil de ganhar do computador, embora trouxesse algumas novidades que seriam usadas em todos os jogos Beat 'em up da Capcom.  Já o dois só pelo fato do gabinete tem controles duplos com "seis botões" que criavam uma variedade de "golpes" além de 8 personagens incluindo um brasileiro! Nas tardes de 1992 era comum ver a galera se aglomerando em volta deste fliperama seja pra jogar, olhar ou desfiar o amigo.
Claro que hoje temos "inúmeros jogos da série Street Fighter" mas é engraçado de se pensar que assim como o jogo das Tartarugas Ninjas o primeiro da série até hoje é ignorado e desconhecido para muitos.



Outras versões (Video Game e computador):
Praticamente a versão de do jogos para todos os consoles por isso vou destacar apenas 3.
A versão do Super Nintendo  idêntica ao do fliperama que fez com as vendas do console se aproxima-se das vendas do Sega Genesis/Mega Drive inclusive a fita substituiu Super Mario World como o cartucho que vinha com o console por um tempo;
As versões Hack do Nintendinho que eram mal feitas mas matou um monte a vontade da galera que não tinha grana para comprar o SNES como eu;
E finalmente a versão "beta" para PC que ficou um dos piores jogos já lançado para computadores, tanto que a Capcom retirou rapidinho do mercado e se colocou novamente quando saiu o Street Fighter Alpha para o PC.

2.Final Fight (1990)
Desenvolvedor: Capcom
Em 1990 dois jogos Beat 'em up disputava o coração dos gamers: o primeiro era o Pit Fighter (que irei falar numa postagem futura) e o segundo pra mim o melhor jogo do gênero: Final Fight.
Pra quem jogava Double Dragon e de repente viu um jogo no mesmo estilo onde você escolhia três jogadores cada um com sua própria característica e força ainda mais com uns gráficos usando uma palheta de cores e luzes ainda não vistas num jogo de fliperama foi realmente uma surpresa!
Geralmente quando jogava eu pegava o Cody (era bem equilibrado) ou Guy (que era rápido) e o mais divertido era a quantidade de inimigos e objetos para usar contra eles sem contar a "icone" com o nome do inimigo e seu "timelife" que era novidade num jogo e ainda todos os inimigos tinham nome da cultura Pop Americana.O jogo também chamava atenção porque as garotas dos mesmo sempre estavam de roupas curtas. Posteriormente os personagens dos jogos foram parar na série Street Fighter.



Outras versões (Video Game e computador):
O jogo também teve inúmeras versões mas aqui vou destacar apenas duas também.
A primeira é o do Super Nintendo que apesar de algumas limitações (como somente dois personagens e não ser para dois jogadores, efeitos, censura e trilha sonora) para 1991  e por ser o primeiro jogo Beat 'em up  pelo menos para mim estava muito bom (embora gostasse mais do Sonic Blast Man) e a outra foi a do Sega CD que pra mim foi muito fiel ao fliperama.

3.Sunset Riders (1991)
Desenvolvedor: Capcom
O outro estilo de jogo que dominou os fliperama eram os Shoot 'em up que eram os jogos de tiros e talvez o mais famosos da Capcom é este. A história do jogo se passava no velho oeste onde 4 caçadores de recompensas vão atrás dos mais perigosos bandidos americanos indo da costa leste a costa oeste. Você podia escolher entre dois  que usavam revolver (Billy e Steve) e dois que usavam espingardas (Cormano e Bob) e o fliperama era para 4 jogadores com ação e pitadas de humor, ironia e lição de moral. Ao decorrer do jogo você aumentava sua habilidade podendo atirar mais rápido e com mais danos aos inimigos.



Vídeo do jogo 
Outras versões (Video Game e computador):
Oficialmente só para dois videogames (Snes e Mega Drive) e ambas eram praticamente iguais com algumas funções melhoradas dependendo do processamento do mesmo. Você só escolhia dois personagens (Billy e Cormano) e as animações, efeitos de fundo, vozes eram bem mais limitados.

4.Cadillac and Dinosaurs(1993)
Desenvolvedor: Capcom
Embora seja um dos jogos mais famosos da Capcom isso era um projeto ousado.
Baseado numa revista em quadrinhos, tinha um projeto para ser um desenho para tv e por último o jogo eletrônico e de todos os três o único que realmente ficou conhecido foi o jogo que contava a história de Jack Tenrec: (meio mecânico, meio shaman), Hannah Dundee (diplomata e exploradora) Mustapha Cairo  (mecânico) e o misterioso Mess O'Bradovich num mundo onde os dinossauros voltaram a povoar a terra e os humanos vivam um conflito "pós apocaliptístico" meio no estilo Mad Max com armas e carros.





Outras versões (Video Game e computador):
Saiu somente para o PS2 e isso foi dez anos depois do seu lançamento.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção: faça comentários relacionados a postagem!
Tudo que for de origem ideológica, conteúdo ofensivo ou político será automaticamente apagado! Há vários blogs pra você fazer isso, aqui não é um deles.