domingo, 12 de novembro de 2017

Vivi em 1995: Ovnis sobre Joaçaba - Santa Catarina

Aconteceu em 1995.... 
Geralmente nesse blog eu tento retratar os anos 90 com música, moda e costumes.
Mas hoje vou escrever uma postagem que ainda é um mistério onde moro, pois a "verdade e a mentira" se misturam de uma forma tão homogênea que você não sabe quando é uma é a outra e como sempre gostei de assuntos sobre "vida fora da terra" acho que isso vem bem acalhar.
Pra começar eu não saí colhendo "depoimentos" e sim esse são relatos antigos e recentes que ouço cada vez que comento o assunto com alguém (e também porque é uma coisa pouco falado por aqui mesmo com um certo grau de importância) então o que falo é mais sobre o que vivi naquele ano pois foi uma semana bem diferente do que estávamos acostumados a ter nessa pacata cidade.
Um ano antes do famoso caso do ET de Varginha nós aqui em Joaçaba também vivemos algo parecido onde a maioria da população viu as estranhas luzes durante uma semana em março de 1995 e não só na cidade outras cidades também avistaram as luzes (praticamente a região) e também talvez seja um dos que uma população inteira (ou uma grande maioria) viu realmente as tais luzes.
A história não se iniciou de um dia para o outro e como toda história de "ovni" teve um marco zero. Eu me lembro que estava em casa quando meu primo chegou dizendo que uma pessoa estava andando com seu carro numa estrada do interior e uma criatura pulou na frente dele como mostra esse vídeo abaixo, a reportagem dos fatos na época:




Claro que nossa reação foi rir...
Mas naquela semana a medida que íamos para o colégio, mais e mais pessoas falavam das tais luzes. Nessa mesma semana meu vizinho disse que todo dia via as tais luzes, mas ao contar aos parentes foi "zoado incansavelmente" e o pior que ninguém fora ele estava vendo as tais luzes no bairro e se fosse somente um, mas conheci outras pessoas que disseram que não falavam nada, por medo serem vítimas de gozação.
Acho que dois dias depois começou a passar o primeiro de alguns aviões da Força Aérea e como sempre fui aficionado por aviação (meu primeiro sonho foi ser piloto) achei estranho aqueles aviões
passando num lugar tão longe de base aéreas e nem ao menos no aeroporto da cidade aterrissavam.


Luzes como carreta, o farol do Batman ou a estrela em zig-zague...
Como mostrado no início do vídeo a primeira forma que todos viam era "a luz branca". A segunda era uma estrela em "zig-zague", a terceira o "Farol do Batman" (como um holofote sempre apontado para baixo) mas a forma que eu, meu irmão, meu primo e meus amigos viram foram as "luzes como de uma carreta".
Isso foi no sábado (dia 11 de março) depois de uma janta onde nós decidimos ir no aeroporto da cidade tenta ver as tais luzes e chegando lá havia um monte de pessoas também (acho que os donos de bares e casas noturnas tiveram prejuízo aquele dia) e assim ficamos das dez até a uma da manhã e nada de luzes. Então algumas pessoas começaram a ficar indignadas dizendo que tudo aquilo não passava de besteira e foi então que logo do outro lado pista várias luzes ao mesmo tempo começaram a piscar do nada (como aqueles ovnis comuns em aparições)e as pessoas ficaram assustadas e isso durou apenas um minuto, e logo sumiram.
As pessoas olhavam pra cima, para os lados e não entendiam o que tinha acontecido.
Alguns achavam que foram fogos de artifícios ou uma carreta que passou do outro lado, contudo como carreta iria passar deixando tudo "laranja e vermelho" a uma distância de 100 metros de onde estávamos? E por anos achei que fosse uma carreta até que algumas pessoas começaram a me dizer que também tinham visto as tais luzes nessa forma, principalmente os que iam em lugares mais altos tentar achar os discos voadores.
Muito tempo depois meu sogro me contou uma história bem curiosa, ele morava no interior e viu as tais luzes e disse que numa dessas passagens da nave, ela realmente parecia uma "carreta" e as datas são iguais as que as outras pessoas e mais ainda num dia entrando na mata atrás da suas vaca viu um local totalmente limpo, um cheiro forte como veneno, de forma oval e ainda com três marcas de "sapatas" como se algo estivesse pousado por lá o que coincide com outros relatos dizendo que essas luzes estavam pousando na mata.

Afinal o que eles queriam?
Durou apenas uma semana esse fenômeno e claro que depois alguns ainda insistiam que continuavam vendo as luzes, mas o que eles agora viam eram somente os aviões comerciais.
Pra mim o que me chamou atenção é que depois, volta e meia sempre passava um avião da Força Aérea pela cidade, as vezes um caça, as vezes um transporte e as vezes um helicóptero e que depois
de um tempo parou. Se eram realmente "extra terrestres" a maioria do pessoal acreditava que eles vieram "resgatar" um membro que se perdeu na mata, outros que apenas queriam explorar nossas riquezas naturais e por fim alguns que acreditavam que havia bases por ali (acho que o pessoal estava jogando UFO demais no PC aqueles dias) mas assim como o caso de Varginha (e tantos outros casos) ninguém sabia dizer.
Também escutei é que algumas pessoas diziam ouvi vozes como um "sussurro" em suas mentes quando as luzes passavam pela cidade, só o que torna isso bem duvidoso é que pelo menos as pessoas que me contaram isso sempre gostavam de tomar "umas cachaças", mas como disse sabiamente meu tio:
"A melhor pessoa para um ET aparecer é o mentiroso. 
Afinal quando ela contar a verdade ninguém vai acreditar nela!"

E se tudo foi mesmo histeria coletiva?
Um detalhe apareceu no mês seguinte.
Eu li numa revista de aviação que Força Aérea havia feito um exercícios de "manobras" no início de março de 1995 e coincide com o aparecimento das luzes e isso também andei ouvindo depois que "onda" passou.
Na década de 1960 americanos ficavam em "hesteria" dizendo que estavam vendo "ovnis" mas eram apenas o "Skunk Works" (projetos secretos da Força Aérea Americana) em ação e seria uma explicação bem lógica senão fosse alguns detalhes:

1)A FAB dificilmente faz exercícios noturnos e principalmente com seus caças.

2)Se eram aviões, como podiam ir para todas direções e ainda ficar parados no ar? Nem o "Harrier" conseguia fazer isso, e o Brasil nunca teve esse tipo de avião de combate.

3)Os aviões da FAB que passavam sempre de dia, as luzes sempre no começo da noite até mais ou menos as duas da manhã.

4)Por que aquelas luzes "como carreta" apareciam no chão e simplesmente sumiam do nada?

Seja como for assim como o caso de "Varginha" nunca irá ter uma solução lógica.
Mas vejo que é algo que anda sumindo da mente do povo por aqui pois não desperta interesse, afinal histórias como essa são sempre ditas como "fantasiosas e cinematográficas" e até seriam, se não tivesse visto todos aqueles acontecimentos ao vivo.
Para quem quiser conhecer mais sobre a história:
http://www.ufo.com.br/artigos/discos-voadores-sobrevoam-o-meio-oeste-catarinense

Postado por:
Rafael "O KH" Dantas
Autor do blog de gravação musical Palco KH, do blog de "histórias" Adult Stories e Jovem & Adolescente nos anos 90!
Músico e Técnico em T.I
OMB:13850
Contato:
rafael.kh@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção: faça comentários relacionados a postagem!
Tudo que for de origem ideológica, conteúdo ofensivo ou político será automaticamente apagado! Há vários blogs pra você fazer isso, aqui não é um deles.