domingo, 29 de outubro de 2017

Vivi em 1996: Mamonas Assassinas e o American Pie brasileiro

Hoje eu vi um vídeo do músico Nando Moura sobre os "Mamonas Assassinas" e já vi pensando ele iria criticar a banda (afinal ele critica muita coisa) mas pra minha surpresa ele só fez elogios e ainda resumiu que era fã dos caras, tanto que particularmente achei o vídeo bem coisa de fã.
Como esse blog retrata os anos 90 e não há banda melhor para definir o BRock dos anos 90 que o Mamonas e que para muitos foi uma banda que podia ser considerada diferente, pois eram
ótimos músicos com grandes influências falando de coisas "engraçadas e reais ao mesmo tempo".
De resto não preciso falar muito pois há vídeos no you tube e várias postagens espalhadas na internet então o que posso falar a que você mais sobre a banda?
Não muita coisa apenas o que eu e meus amigos achávamos da banda, porque hoje em dia gosto das músicas deles (seja porque são muito bem boladas, por saudosismo ou porque agora que saquei a moral das mesmas) mas sinceramente em 1995 eu fazia parte dos dos que achavam que eles estavam avacalhando com o rock, mas agora vejo que eles eram roqueiros e que encontraram uma ótima solução para viver do  estilo que amavam, que no Brasil mesmo no auge sempre foi visto com desconfiança e já que não tenho muito o que falar, posso lhes contar sobre aquele fim de semana que eles se foram, mas primeiro  vou recapitular um pouco um acidente similar que aconteceu com "três roqueiros americanos" no age de suas carreiras no fim da década de 1950.


Em 3 DE FEVEREIRO DE 1959 ficou conhecido como “O Dia Em Que a Música Morreu", há 58 anos o rock and roll vivia sua primeira grande tragédia. Após um show em Clear Lake, Iowa, EUA, os cantores Buddy Holly, Ritchie Valens e J. “The Big Bopper” Richardson morriam num desastre de avião. (fonte: Wikipedia)
Se você pesquisar mais afundo isso vai ver que existe muita semelhança entre os dois acidentes.
Ambos (todos eles) eram músicos no auge da fama, eram jovens e fizeram coisas diferentes do que os outros estavam fazendo (muita gente só consegue ouvir a voz do Dinho e ninguém nuca percebe o trabalho musical do resto da banda que era fantástico) e de repente do nada tudo acabou num acidente de avião e partir daí começam "as teorias envolvendo a banda e os aviões" que ainda deixam tudo mais parecido com o que aconteceu com o American Pie, pois por exemplo Ritchie Valens sempre sonhava com acidente de avião como você pode ver no filme La Bamba, de 1987.
Me lembro que na segunda após o acidente era o comentário geral do colégio e claro começou algumas coisas que dá para classificar como "esquisitas e bizarras" na tv e nas revistas, mas acho que nada mais "bizzarro" do que o comentário de uma bibliotecária do nosso colégio, dizendo que eles foram assassinados num complô do governo por estarem falando a realidade em suas músicas.
Na hora saímos da biblioteca e caímos na gargalhadas porque as músicas eram mais bobagentas possíveis, mas se você realmente analisar as músicas "friamente" (como disse o Nando Moura no vídeo) a maioria realmente escrachava a realidade brasileira, e como todo avião ou helicóptero que cai no Brasil com famosos nunca tem um explicação convincente não duvido que haja algo parecido do que essa mulher falou.
Agora voltando ao título da postagem, logo que comecei a dar aulas de música, tirei a música American Pie na versão de Albert Brooks (como também muitas músicas do Mamonas) para passar para um aluno e quando traduzi a letra e soube da história vi quanta semelhança com o desastre dos Mamonas pois a música falava exatamente sobre "jovens alegres" que morreram num acidente de avião e pra sincero sempre achei as duas hicórias bem parecidas, seja como for, não seria mal a mídia dar mais oportunidades a cantores, cantoras e bandas do nível desses artistas pois no país está cheio deles.

Por fim deixo duas músicas:
America Pie (com legenda em português)



E a música Vira Vira do Mamonas ao vivo.





Ótima Semana!

Postado por:
Rafael "O KH" Dantas
Autor do blog de gravação musical Palco KH, do blog de "histórias" Adult Stories e Jovem & Adolescente nos anos 90!
Músico e Técnico em T.I
OMB:13850
Contato:
rafael.kh@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção: faça comentários relacionados a postagem!
Tudo que for de origem ideológica, conteúdo ofensivo ou político será automaticamente apagado! Há vários blogs pra você fazer isso, aqui não é um deles.