terça-feira, 12 de setembro de 2017

Top 10 games 90 - parte 1

A década de 1990 foi mágica para os jogos eletrônicos pelo simples fato que eles deixavam de ser
uma "curiosidade" longe da realidade para se tornar um divertimento total. Antes de 1990 não era comum você passar "horas" na frente de um videogame ou computador, mas com a medida que os jogos evoluíram muitos adolescentes começaram a ver um "fuga da realidade" naqueles jogos, afinal não era todo dia que você podia bancar o herói (ou o vilão). Hoje vou começar a falar sobre essa "era dourada dos jogos digitalizados e de 16 bits" numa série "TOP 10". Lembrando que não é uma lista "definitiva" pois há bastante coisa para ver. Vou descrever os jogos com as minhas próprias palavras e todos são jogos de computador.

Abandonware
Uma vantagem dos jogos dos anos 90 é que se por um lado os gráficos não chegam próximos do que temos hoje em diaeles são muito leves para rodar e basicamente não há limitações "técnicas" pra eles, inclusive com o "emulador" pode fazer os mesmos
rodar em "smartphone" ou "tablet". A outra vantagem é que 99% deles são Abandonware que são software com mais de "10 anos de existência"
cujo seus desenvolvedores não "renovaram a linceça EULA" ou simplesmente "doaram os mesmos para o domínio público". Grandes clássicos como Doom, Wolfstein, Duke Nukem 3D entram nesse quesito. Os jogos que escrevo aqui você pode encontrar no site Gameswin , baixar e jogar sem crise nenhuma!

Como fazer rodar um jogo antigo DOS?
Como estou disponibilizando "links" para baixar jogos em DOS (o CMD do Windows) aconselho a você usar o Dos Box que é o melhor "emulador" que existe para rodar um jogo anterior a 1997 e você pode aprender a usar ele vendo o vídeo abaixo.



O Dos Box pode ser baixo neste link.
Sem mais "delongas" vamos aos 10 jogos desta lista!


1.Stunts (1990)
Stunts é um dos pais dos jogos de corrida onde podemos escolher pistas e carros (como Need for Speed ou Forza Harizon). Quando joguei a primeira vez fiquei maravilhado com o fato de você pode escolher tantos carros. Havia os "sensações" da época como o "Honda Accura NSX" e ainda carros que só víamos em filme como "Jaguar XR9", além de adversários que você pode competir. Porém o mais divertido sem dúvida era construir pistas e depois chamar os amigos para tentar faze-las. Esse foi um dos primeiros jogos em 3D a aparecer para o computador.



2.Wing Commander II: Vengeance of the Kilrathi (1991)
Quando esse jogo saiu foi criado todo um "mito" em volta do mesmo, pois foi o primeiro jogo desenvolvido totalmente para mostrar o placa de som Sound Blaster Pro podia oferecer e foi um dos jogos com mais espaço em disco por um tempo (eram 8 disquetes de 3 1/4 (1.44 Mb) e mais 3 para as vozes e no total o jogo tinha 18 Mb), precisa de um computador "robusto" para rodar (um 386 DX ou 486 DX com poderosos 16 Mb de memória) pois tinha gráficos digitalizados por tudo, desde as "cut scenes" até as naves. Contudo era um jogo muito ruim de controlar (por isso meus amigos não gostavam dele) mas mesmo assim me deu muitas horas de voo e diversão!




3.Dune 2(1992)
Um "dos pais" dos jogos de estratégia em tempo real. "Dune 2" nada tem haver com seu antecessor o "Dune 1" (que era baseado no filme e no livro) pois nele você assumia uma casas (clãs) e construía um exercito para dominar o planeta Duna.
Apesar dos gráficos serem de visão de satélite (como o primeiro GTA) e não tão bem elaborados, o som do jogo era matador (lembro que as explosões eram tão graves que os vidros do quarto tremiam)
E o mais legal de tudo era usar um "míssil" nuclear para puverizar seus inimigos.



4. Simcity 2000(1993)
Um clássico e conhecido como o primeiro "simulador de cidade 3D".
O primeiro Sim City (de 1989) apesar de ser bem básico chamou a atenção porque nele você construía uma cidade e tentava resolver os problemas dela. Já o segundo de 1993 fez ele ganhar o gosto dos jogadores. Ele é em 3D e você tinha que administrar completamente a cidade, desde o saniamento básico até o melhor local para se construir os bairros industriais, comerciais ou residenciais e ainda com "desastres" que incomodavam bastante quando sua cidade ia muito mal.
Muitas escolas americanas fizeram "concursos de melhor prefeito virtual" cujo o objetivo era construir nesse jogo a melhor cidade possível.



5. Star Wars: Tie Fighter (1994)
Quando o Star Wars X-Wing saiu em 1992 foi uma decepção para os fãs, porque as "cut scenes" eram boa, mas o jogo ruim de controle e seus gráficos uma negação!
Porém em 1994 quando saiu o Tie Fighter a Lucas Arts acertou a mão, porque o jogo era muito bom!
Além das "cut scenes" os gráficos vinham com uma nova "engine 3D" que tornou o padrão dos jogos de naves "Star Wars" a manobrabilidade das naves eram fantástica e claro o "dog fight" dos Império contra os Rebeldes empolgou muita gente! Você voava entre "Star Destroyers" e "Fragatas" e muitas vezes com "Dath Vader" como seu líder de esquadrão!



6.Terminator: Future Shock (1995)
Um jogo que passou quase "despercebido" em 1995 pois ele estava "a frente" do seu tempo. Primeira a mobilidade, pois além de correr, você podia agachar, saltar, chutar e
configurar o "mouse" para o padrão mais usado nos jogos de "primeira pessoa" de hoje em dia, o chamado free view (visão livre) ou literalmente "olhar, apontar e atirar"! Segundo era em 3D e usava somente "pano de fundo digitalizado" (que é o padrão hoje em dia dos jogos HD) e terceiro contava a história de um soldado da resistência ajudando personagens famosos da série "Exterminador do Futuro" Jonh Connor, Kyle Reese e Katherine Brewster a destruir a Skynet.
Nisso tudo você lutava contra os "robos" famosos do filme (como o terminator T-800, o gigantesco Goliath e o voador Hunter Killer) e podia dirigir veículos e até mesmo pilotar um Hunter Killer!
Tudo isso com a trilha do filme ao fundo, pra mim esse foi o melhor jogo sobre a série "Terminator" já feito!


7. Duke Nukem (1996)
Em 1996 quando esse jogo saiu não era apenas algo bem diferente de Doom ou Quake era uma coisa bem mais "apocalíptica"! Um sujeito loiro, grandão, musculoso (bem no estilo Jonny Bravo) que ia tentando livrar a cidade de malvados alienígenas que capturam as mulheres (não havia homens nesse jogo) era algo totalmente diferente até em então no mundo dos games.
Claro que junto com isso tinha a violência, o sangue, o sarcasmo (os policiais viraram porcos, frases politicamente incorretas e alienígenas tarados) e claro que o que mais causou polêmica com tudo isso foi as "mulheres semi-nuas"! Você pagava e elas mostravam os peitos (Shake Baby!) e ainda as várias quase sem roupas aprisionadas pelos alienígenas (lembrando muito um cena do filme "Alien o Resgate"), enfim, pra quem jogou esse clássico logo após seu lançamento tudo era uma coisa totalmente nova. Embora a engine gráfica fosse ainda a "digitalização", esse jogo foi um dos primeiros onde elementos mais reais foram adicionados e que seriam base para os próximos jogos em FPS.



8. Interstate '76 (1997)
Foi um dos primeiros jogos "puramente para Windows" que joguei. O jogo lembra muito o filme "Mad Max 2" onde você percorre o deserto "apocalíptico" em busca (pra variar) de combustível para seu carro e por justiça (já que a irmã do protagonista foi morta) e muita música no estilo "soul e funk" dos anos 70.
Você podia comprar, trocar ou roubar o carro e equipar com armas (de minigun até mísseis) e assim cumprir as missões, mas a parte divertida ficava por conta de "atirar" de dentro do carro com uma pistola 45, que muitas vezes te "salvava" quando sua arma terminava, pois para acabar com inimigo bastava dar um tiro dentro do carro do mesmo com a arma.



9. Delta Force 1 (1998)
A Novalogic a partir do 1997 criou a "Novalogic World" onde era uma "engine gráfica" que padronizou os seus jogos como os clássicos F22, Comanche 3, Mig 29 e Armored Fist. O objetivo era aproveitar o mesmo componente de um jogo no outro, assim, os inimigos e amigos que você encontrava em um, logo encontrava no outro sem contar que sua ideia era juntar todos os jogos num só, através do Multi Player.
Delta Force foi o primeiro do tipo "FPS" justamente sobre a "força especial" americana.
Com o jogador você escolhia as armas e fazia missões "anti terror" espelhadas pelo mundo. Pra mim o mais divertido era atirar com a sniper "M82" (little fifth) pois além de derrubar três soldados numa fileira em tiro só, com apenas 5 tiros vocês destruía qualquer um dos veículos do jogo!



10.Driver: You Are the Wheelman (1999)
Até hoje a uma "briga" entre a Rockstar e a Reflections Interactive. Segundo a "Rockstar" o jogo GTA 3 (2001)foi o primeiro que você podia interagir totalmente com o mundo real, usando a visão de
"Terceira Pessoa". Já a "Reflections" diz que foi o jogo Driver 1. Primeiramente, Driver 1 foi o primeiro jogo a me "forçar" comprar uma placa de vídeo 3D que era uma GeForce 256 DDR que custou uns R$600 reais na época que o "Dólar" era apenas R$ 1,70! Porém valeu a pena pois não só o jogo ficou bacana, os outros jogos que tinha com suporte a "3D" ficaram muitos bons também.
Driver 1 você recebia a missão e saía que nem louco pela cidade para cumpri-las e no GTA 3 é a mesma coisa, então qual a diferença?
No Driver o motorista só saía do carro na Cut Scene enquanto no GTA3, você saía do carro para
fazer o que quisesse como pedestre e sem contar que no driver 1 não víamos NPC nas ruas somente algumas digitalizações.



Claro ainda faltou muitos jogos para falar como Blood, Doom 1 e 2, Warcraft, Starcraft, Dark Forces, Ages of Empire, GTA 1 e 2, mas isso eu vou falar nas próximas postagens.


Viva os 90!!!
Postado por:
Rafael "O KH" Dantas
Autor do blog Palco KH (música), Jovem & Adolescente nos anos 90 e Adult Stories!
Músico, Técnico em T.I e fã dos anos 80 e 90!
OMB:13850
Contato:
rafael.kh@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção: faça comentários relacionados a postagem!
Tudo que for de origem ideológica, conteúdo ofensivo ou político será automaticamente apagado! Há vários blogs pra você fazer isso, aqui não é um deles.